Espaço criado aos interessados em desenvolver em Quatro Barras, uma Educação de Qualidade.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Triagem nas escolas está identificando alunos com dificuldades visuais

Prefeitura Municipal Quatro Barras-PR - Notícias

25/08/2011 - 09:44:58

Um trabalho que já existe no município está sendo ampliado através do Projeto Olhar Brasil, uma parceria das secretarias de Saúde e Educação com o Governo do Estado, que está fazendo o encaminhamento de alunos com dificuldades visuais ao oftalmologista. Nesta semana, a professora de Reeducação Visual do Centro de Atendimento Especializado aos Deficientes Visuais (CAEDV), Marilena Favoreto, esteve na Escola Municipal Ernesto Milani, com agentes comunitárias de Saúde, para fazer a triagem de alunos que apresentam alguns sintomas específicos.

Dores de cabeça, desatenção, lacrimações e olhos irritados estão na lista de indícios que podem apontar dificuldades na visão. Sintomas que as próprias professoras têm analisado em sala. As crianças encaminhadas à triagem passam pelos testes de escala optométrica decimal, o Snellen (que avalia a visão de longe), e o teste de Joager (que avalia a visão para perto).

“Na triagem observamos se há ou não dificuldades de visão. Em caso afirmativo, encaminhamos ao médico, e este sim dará o diagnóstico”, contou a professora. As visitas da equipe para triagem dos alunos já aconteceram em outras escolas, como a Izair Lago e a Devanira Ferreira Alves, e devem ocorrer em toda a rede municipal de ensino. As consultas com o oftalmologista estão marcadas para o dia 2 de setembro no Hospital Angelina Caron, que é credenciado no projeto. 

Nos casos em que forem diagnosticadas as dificuldades de visão, as crianças receberão óculos e atendimento no CAEDV, para reeducação visual. A secretária de Educação, Maria Rodrigues, garante que a ação é importante para o aprendizado em sala.

“Um aluno com dificuldade de enxergar terá um rendimento muito menor, não vai conseguir interagir em sala, nem desenvolver o aprendizado como uma criança que enxerga perfeitamente. Estamos abraçando este projeto com a Saúde para garantir uma educação efetiva e de qualidade, como o prefeito Loreno Tolardo defende e prioriza”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS